Sábado, 17 de novembro de 2018
89 99414-7033
Saúde

10/06/2017 ás 10h11

107

ALISSON SOARES

Santo Inácio / PI

Associação piauiense de municipio e parceiros promovem Oficina Itinerante do SIOPS no Piauí
A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura
Associação piauiense de municipio e parceiros promovem Oficina Itinerante do SIOPS no Piauí
Encontro do SIOPS

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) deu início na manhã desta quinta-feira (08) à Oficina Itinerante do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A capacitação, que acontece até amanhã, tem o objetivo de orientar gestores municipais acerca do uso do SIOPS, sistema institucionalizado no âmbito do Ministério da Saúde, utilizado como instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).


A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que no ato representou o presidente da entidade, Gil Carlos. O curso é uma realização da APPM e Escola dos Municípios, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI).


Jonas Moura ressaltou a importância do sistema na gestão pública em saúde. “A APPM mobilizou seus parceiros nessa iniciativa, pois entendemos a importância dessa ferramenta para a gestão. Precisamos alimentar o sistema não apenas com o objetivo de evitar que os recursos sejam bloqueados, mas compreendendo que esse instrumento permite o controle e dá transparência ao nosso trabalho”, enfatizou.


O treinamento visa habilitar e atualizar profissionais de municípios sobre o preenchimento e utilização do sistema. Com a orientação de técnicas do Ministério da Saúde, gestores de municípios piauienses acessarão a página do sistema, bem como os relatórios e demonstrativos. A proposta da capacitação é promover troca de conhecimentos e abrir espaço para dúvidas e sugestões dos gestores, quanto ao preenchimento das informações no sistema.


A presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano, falou da necessidade de ter o SIOPS como parceiro nesse momento de subfinanciamento da Saúde. “Nosso objetivo é disseminar o conhecimento acerca dessa ferramenta tão importante e necessária à gestão em saúde. Percebo uma adesão muito grande por parte dos gestores e isso nos deixa muito satisfeito. Espero que todos saiam daqui ainda mais capacitados e conscientes da importância dos gestores aplicarem os mínimos constitucionais na área”, destacou.


O SIOPS consolida informações de gasto público em saúde no Brasil; promove transparência, assegurando, tanto a conselhos de saúde quanto aos cidadãos, o acesso às informações; torna mais ágil a consulta sobre receitas e despesas em ações e serviços públicos de saúde; fornece indicadores sobre gastos em saúde no país; permite o monitoramento da alocação de recursos; e dimensiona a participação da União, Estados, Municípios e Distrito Federal no financiamento da saúde pública.


 


Fotos: APPM

FONTE: APPM

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium