22/06/2017 ás 08h15
282
ALISSON SOARES
Santo Inácio / PI
A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar outros contratos ilícitos das construtoras Jenipapo, Rubem e outra empresa que não teve o nome revelado por conta do andamento das investigações. O Controladoria Geral da União estima que cerca de R$ 5 milhões de dinheiro público foram desviados pelo grupo.
Fotos: Wilson Nanaia
O dinheiro seria de convênios com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que seriam para construções de creches, obras de vias públicas e para o abastecimento de água no município de Dom Inocêncio.
O delegado responsável pelas investigações Albert Moura, disse que o grupo estava em processo de expansão para o estado do Pernambuco (PE), Bahia (BA), Disttito Federal (DF) e estados da região Sudeste.
No Distrito Federal, há uma pessoa envolvida, que está sendo investigada e deve ser conduzida para prestar esclarecimentos nos próximos dias. O papel dessa pessoa era articular diretamente com a FUNASA, e ela tinha relação direta como os gestores do município e com secretários de Dom Inocêncio e São Raimundo Nonato. O delegado não quis revelar a identidade desta pessoa, mas afirmou que se trata de um agente público.
Ao todo, a PF cumpriu oito mandados judiciais, sendo duas prisões preventivas e seis temporárias. Dentre essas prisões temporárias, está um secretário de administração e outro de finanças. Eles eram responsáveis por atestar falsamente a execução das obras.
O ex-prefeito de Dom Inocêncio e o empresário estão presos Parte dos presos em Teresina. Os outros seis estão em São Raimundo Nonato, e aguardam a transferência para a capital.
O procurador da República Patrício da Fonseca vai pedir a abertura de novos inquéritos para prosseguir com a operação. O procurador comparou a Operação Pastor com a Lava Jato e acredita o valor desviado seja superior a estimativa do TCE.
A Polícia Federal dará continuidade a Operação Pastor durante a semana.
FONTE: Portal AZ
0 comentários
Há 5 horas atrás
Prefeito participa da abertura dos trabalhos da Câmara municipal em Santo InácioHá 2 dias atrás
Bolsonaro decide manter Bebianno no governo, dizem aliadosHá 2 dias atrás
Icomradio em parceria com PVSA/SDR lança aplicativo e realiza cursosHá 4 dias atrás
Menina de 12 anos estuprada em Picos passa por cirurgiaHá 1 semana atrás
Mauricio faz seis gols e 100% Piauí goleia o Elite por 9 a 0 pelo campeonato municipal