Lopes Moda 2
Santo Inácio

Santo Inácio do Piauí e mais 17 municípios podem receber recursos para investimentos

A presidente do Indes, Nelba Fortaleza, afirma que dos 224 municípios do Piauí, apenas 18 estão com o Programa de Ações Articuladas para a Educação

25/05/2019 19h31
Por: ALISSON SOARES
Fonte: meionorte.com
344
Foto cidade
Foto cidade

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), que trabalha há 15 anos com assessoria às Prefeituras Municipais.

A presidente do Indes, Nelba Fortaleza, afirma que dos 224 municípios do Piauí, apenas 18 estão com o Programa de Ações Articuladas para a Educação (PAR) desbloqueados porque estão adiplentes em todos os itens exigidos pelo programa, que são obras, Conselhos da Merenda e Transporte, que fazem o controle social da aplicação dos recursos, prestações de contas de programas e habilitações, que são o cumprimento de aplicação dos 25% do orçamento municipal em educação, obrigados pela Constituição Federal.

"Os outros 206 municípios com o PAR bloqueado estão com pendências, sendo que desses, 161 estão com pendências de obras e 45  municípios estão com pendências em Conselhos de Merenda Escolar e Transporte Escolar , habilitações e prestação de contas de recursos oriundos da educação", explicou Nelba Fortaleza.

O prefeito do município de Joaquim Pires, Genival Bezerra (PT) , disse que é um dos 18 municípios que estão  aptos a receber recursos para custeio e investimentos para a educação.

"A gente consegue estar adiplentes porque temos uma equipe muito boa e fica fazendo o acompanhamento e o monitoramento do sistema e, principalmente aplicando os recursos em educação e cumprido os prazos obrigatórios determinados pela lei", declarou Genival Bezerra.

Municípios não bloqueados no PAR:

Antônio Almeida;

Bela Vista do Piauí; 

Belém do Piauí;

Elesbão Veloso;

Francinópolis;

Geminiano;

Guadalupe;

Hugo Napoleão;

Itaueira;

Joaquim Pires;

Landri Sales;

Paquetá;

Patos do Piauí;

Paulistana;

Pedro Laurentino;

Porto Alegre do Piauí;

Santo Inácio do Piauí;

São Luís do Piauí.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias