Segunda, 06 de Julho de 2020
89 99414-7033
Geral Festejo

Novenas e Missas dos festejos de Santo Inácio de Loyola não contará com a presença dos fiéis

O padre disse ainda, que espera contar com a compreensão dos devotos (as) pela forma como que será realizado os festejos de 2020 em honra a Santo Inácio de Loyola.

29/06/2020 20h55 Atualizada há 6 dias
285
Por: ALISSON SOARES Fonte: Alisson Saores
Festejos de Santo Inácio de Loyola padroeiro da cidade de Santo Inácio do Piauí
Festejos de Santo Inácio de Loyola padroeiro da cidade de Santo Inácio do Piauí

A tradicional festa em honra a Santo Inácio de Loyola este ano, será celebrada de uma maneira atípica. Realizada há anos no mês de julho, nas datas dos dias 22 a 31 de julho, os festejos do padroeiro da cidade de Santo Inácio do Piauí, em 2020 será realizado de forma diferente, devido a pandemia do coronavirús.

Procurado pelo portal Santoinacionews, o pároco da paroquia Santo Inácio de Loyola, Pe. Francisco Barbosa, confirmou a realização do novenário e missas durante as festividades do padroeiro.

O padre falou que as novenas e missas serão transmitidas via internet e os fiéis poderão assistir de casa, “ Olá paz e bem a todos, queremos dizer que esse ano nós teremos os festejos de Santo Inácio, a parte religiosa. O que teremos da parte religiosa? Teremos todos os dias ao meio-dia a recitação do ofício, às 17h30 teremos a novena em honra a Santo Inácio e às 18h a Santa missa, todos estes eventos serão realizados na igreja e cada devoto (a) de Santo Inácio é chamado a permanecer em sua casa, você vai ficar em casa e nos acompanhar através das redes sociais”, disse o padre.

Durante a abertura dos festejos no dia (22) de julho, seguindo a tradição, acontecerá alvorada, “ A alvorada nós também iremos fazer da mesma forma, iremos sair pela manhã e cada devoto(a) de Santo Inácio de Loyola vai ficar em sua casa para ver o carro passar com a imagem, peço a todos que no horário da alvorada, deixe a sua casa com a porta aberta, coloca uma toalha sobre uma mesa,  toalha branca de preferência ou se não, coloca atoalha sobre a porta ou a janela e alguma ornamentação para participar da sua casa da alvorada que iremos fazer, alvorada em honra a Santo Inácio no início do festeja”, explicou o padre.

O festejo também tem uma dimensão material, para a parte material financeira, o padre explicou a forma que os devotos (as) podem fazer suas doações durante os festejos, “Durante os festejos, também temos a dimensão material e nesse sentido, nós iremos fazer uma grande rifa, um “rifão” de Santo Inácio, então você que costuma fazer a sua doação a cada ano, pode preparar também para este ano a sua doação. Devemos colocar na rifa e já temos algumas doações como: kit da Tupperware, kit de perfumes, entre outros prêmios, e esta lista será ampliada mediante a doação de cada devoto (a) de Santo Inácio e está rifa iremos correr no final da festa, portanto, este ano não teremos o leilão, não teremos bingos, mas iremos realizar este grande rifão de Santo Inácio. Gostaria só de lembrar ainda, que quanto a questão das doações, poderão ser feitas também através da doação aqui na igreja, que permanecerá aberta durante todo dia para que cada romeiro possa vir à igreja deixar sua doação, e fazer a sua oração ou na secretaria paroquial e também através da conta da paróquia que nós iremos disponibilizar oportunamente”, falou Pe. Barbosa.

 Durante o novenário, é comum acontecer quermesse, onde são vendidas comidas típicas da região. O padre também comentou de que forma as pessoas podem fazer seus pedidos, das comidas que estará sendo vendido na quermesse, “Quanto as quermesses, a nossa ideia é prepararmos a cada noite, na medida do possível, os pratos e aquilo que geralmente a comunidade prepara para ser vendido após a missa. E assim faremos, a entrega será realizada na sua casa. Na igreja estará uma equipe que mediante a solicitação através do telefone ou pelo WhatsApp, a pessoa vai deixar na casa de quem nos telefonar pedindo a sua porção, pedindo o seu prato, o prato da sua preferência”, disse o pároco.

O padre disse ainda, que espera contar com a compreensão dos devotos (as) pela forma como que será realizado os festejos de 2020 em honra a Santo Inácio de Loyola, “Esperamos contar com a sua compreensão porque ainda estamos em tempo de pandemia, nós recebemos o decreto do nosso gestor aqui da cidade de Santo Inácio, como também da cidade de Floresta do Piauí, para nós abrirmos as igrejas aos fiéis, mas estamos aguardando a palavra do bispo da diocese de Oeiras. O decreto da diocese de Oeiras trará o posicionamento do bispo sobre o atual momento em que vivemos, para que assim possamos voltar a reabrir as nossas igrejas, os nossos templos para celebração com a participação de cada devoto(a), de cada um dos integrantes da comunidade cristã católica que querem celebrar conosco, sentimos e muito, mas o nosso festejo será realizado como temos realizado até agora a santas missas, o padre ficará aqui da igreja com a equipe e você meu irmão, minha irmã e sua família, ai em  sua comunidade e irá permanecer em suas casas nos acompanhando pelas redes sociais”, concluiu Pe. Barbosa.

 

 

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Ele1 - Criar site de notícias